20 junho 2009

Fuse dos Dealema



Alo blogueiros e blogueiras.
Vim hoje falar do rapper que me trouxe muita coisa nova.
É ele o Fuse, pertencente ao grupo de rap Dealema, de Nova Gaia, Porto.
Mc obscuro, à primeira vez que se ouve não se capta logo o seu intuito na rima.
Após os conhecer nos álbuns de Mind da Gap, adquiri a cópia do primeiro álbum dos Dealema numa k7, que me fez entrar neste mundo do rap, e ve-lo de outra forma. Aprendi com eles a sua essência, a musica. O Pentágono Dealematico funciona mesmo.
Depois veio o Informação ao Núcleo e o Sintoniza, para revelar a verdadeira identidade do Fuse.
Capaz de transformar versos em algo mais profundo, mostrando a sua vida e a sua visão do mundo de uma forma própria, conseguiu criar e mostrar o seu bem estar.
Mostrou o lado criativo na rima, a metáfora nunca outrora pensada, a palavra que ninguém pensou, a filosofia que muitos não querem perceber, o duplo sentido das palavras, não sendo tudo óbvio, só os mais sensíveis é que conseguiam pensar no que ele queria dizer com aquilo.
Gosta de falar das coisas, e fazer as pessoas imaginar o que é, a inteligência leva-o a outros níveis de pensamento. Não te dá a informação de bandeja, ouve o que te digo, e raciocina.
Não é uma homenagem, mas sim demonstro o seu valor que tem transmitido para o rap nacional.
Assisti a um concerto dele em Lisboa, e vi que algumas pessoas o gostam de ouvir e sentiram a sua musica como eu a senti e sinto. Não é um artista para atrair massas, nos Dealema conseguiu dar a volta à moeda adequando a sua escrita com a ideologia que o grupo pretendia transmitir.
Sei que para ele, a musica é tudo, e que o importante é o que temos vontade de representar.
A sua dedicação à musica é transmitida nestes sons que passo a apresentar.
Sinto cada rima que ele escreveu, porque me transmite a força que a musica nos dá quando é feita com coração, por gosto, sem interesses de outrem.
Sintam o seu peso, e o seu feliz fardo.
Paz

1 comentário:

Sylvie disse...

Parece-me a mim que escreveste isto pela nossao conversa de ontem, de recordar os bons velhos tempos do "início" do rap português na tua/minha vida :)
Também gosto de Fuse, ele tem tudo pra ser dos melhores Mc's de portugal, e quando se junta ao Pentágono Dealemático, então aí é grande força.
Boa escolha pro prost.

"DEALEMA, renegados do sistema, a grande cena, em qualquer arena..."

Beijinho (vês, eu também comento...lol)

Enviar um comentário

 
Copyright 2009 Cevada