19 fevereiro 2009

Chocolate!

Chocolate! Desde miudo que adoro este ingrediente... não sei porquê mas sempre fui muito guloso!
Lembro-me que a minha mãe escondia-me o chocolate lá em casa porque senão eu devorava tudo no momento.
Em honra do chocolate, vou deixar aqui as varias formas de como gosto de o devorar:

  • Adoro comer chocolate seja qual for a marca, em barras de quadrados!
Chocolate. Bom mesmo para a saúde ou puro prazer?
Foto de barras de chocolate
A história do chocolate começa entre os índios no México. Preparavam um suco de cacau que era usado como bebida sagrada em banquetes e cerimónias. O chocolate, tal como o conhecemos hoje, representa uma paixão mundial e estudos científicos desenvolvidos na última década têm revelado que além do prazer, o chocolate pode oferecer uma série de benefícios à saúde humana que vão muito além dos efeitos antioxidantes frequentemente divulgados pelos media.

Os estudos têm demonstrado que o chocolate pode reduzir a pressão arterial, aumentar o bom colesterol no sangue, afinar o sangue, entre outras coisas. Os maiores responsáveis por esses efeitos benéficos são os flavanols, substâncias também encontradas em fartas concentrações na casca da uva e nos chás verde e preto. O detalhe é que os flavanols são encontrados em boa concentração apenas nos chocolates amargos com alto teor de cacau (> 70%).


  • Chocolate para compor o cardápio. Quando era miúdo adorava comer uns que se chamavam Bomboca porque especialmente têm um creme de sabor muito cremoso por dentro, hoje em dia ainda se consegue encontra-los por aí!
Foto de bombons de chocolate
O s Maias, Olmecas e Astecas muito antes da colonização espanhola já tomavam em seus rituais e banquetes um tipo de suco de cacau, chamado por alguns deles de “tchocolath”.

O cacau para esses povos tinha origem divina, sendo que os Maias chegavam a comemorar em abril o dia de seu Deus do cacau: Ek Chuah. O fruto era tão nobre para esses povos que suas sementes eram usadas como moeda e não por acaso seu batismo científico, Theobroma cacao, em grego significa alimento dos deuses.

A paixão pelo chocolate atravessa os séculos, e hoje tudo o que seus apreciadores e fabricantes sonham é que a ciência bata um carimbo
definitivo de que um delicioso pedaço de chocolate por dia é uma das melhores atitudes para reduzir nossos níveis de aterosclerose, a doença que mais mata no planeta e responsável pela maior parte dos casos de infarto do coração e derrame cerebral. E os ventos parecem estar soprando nesse sentido ! Nos últimos anos, uma grande quantidade de trabalhos científicos tem demonstrado efeitos positivos do chocolate sobre nosso sistema cardiovascular e este parece estar chegando a um status de alimento inteligente comparável ao do vinho tinto.

Os efeitos mais nobres do chocolate estão relacionados à sua grande oferta de flavonóides, substâncias fartamente encontradas em alguns vegetais e que promovem o bom funcionamento dos nossos vasos sanguíneos. Essas substâncias são as mesmas que fazem a boa fama dos chás verde e preto e da casca das frutas vermelhas, só que o cacau
apresenta uma concentração especialmente generosa do subtipo flavanol (epicatequina, catequina, e procianidinas), que ultimamente tem sido apontado como o componente que mais tem efeito na nossa saúde vascular.

Podemos dizer que o impulso inicial para a série de estudos desenvolvidos com o cacau nos últimos anos foi a observação na década de 40 e depois na década de 90 de que os índios Kuna, habitantes de uma ilha no Caribe Panamenho, tinham uma prevalência baixíssima de pressão alta, mesmo entre os idosos. O interessante é que os Kuna têm ingestão diária de sal e padrão de actividade física semelhantes à maioria das populações ocidentais. Chamou muita a atenção dos pesquisadores o hábito dos Kuna de beber cerca de 5 copos diários de suco de cacau e o fato de que quando eles emigram para a cidade do Panamá, passam a apresentar frequência alta de hipertensão arterial e doenças do coração.


  • Não me mostrem caixas de chocolates... ofereçam aos vossos companheiros, pois eu devoro isso tudo! Seja de que cor seja!
    foto artigo

    Afinal, o que há de tão especial no chocolate?

    Existem pessoas com verdadeira compulsão e que chegam a fazer acompanhamento psicológico para tratar do vício, tamanho é o desejo irrefreável que sentem pelo chocolate.

    Além disso, bombons são um presente bastante comum entre casais apaixonados - mas de onde vem esta sua fama romântica?

    O chocolate é afrodisíaco e vicia
    Parece que o chocolate, assim como o café e o chá, possui uma capacidade incomum para interagir com a química cerebral.
    Uma equipa de cientistas da Universidade de Michigan, descobriu que, bloqueando quimicamente receptores opióides no cérebro, era capaz de diminuir pela metade o consumo de chocolate em comedores compulsivos. As suas conclusões apontam indicam que "os opióides estão implicados no desejo intenso por alimentos ricos em açúcar e gorduras, particularmente chocolates".

    Os pesquisadores também descobriram que o chocolate - assim como a cafeína - estimula a produção de um produto químico chamado feniletilamina. Esta substância tem sido associada há algum tempo ao "sentir-se apaixonado". É provável que explicação da sensação de extremo bem-estar ao devorarmos uma caixa de bombons passe por este caminho.

    O chocolate contém nutrientes essenciais para a energia, bom humor e prevenção da insónia. Alguns destes nutrientes estão ausentes em boa parte da dieta e os cientistas acreditam que o chocolate seja a sua principal fonte. Comer vegetais folhosos verdes, como brócolos, é uma boa maneira de evitar o desejo intenso por chocolate, pois substitui algumas das substâncias que produzem o "vício".



  • Ainda me lembro que andava sempre todo arrebentado das borbulhas, mas se me derem bolo de chocolate, isso não vai durar uma hora!

O chocolate causa acne


Muitos dos velhos mitos sobre o chocolate e a saúde estão desmoronando sob o peso de factos científicos. Nas últimas duas décadas, as pesquisas mostraram que ele não causa - nem tão pouco agrava - os casos de acne. Um estudo, realizado no Departamento de Dermatologia da Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia, demonstrou que o consumo de chocolate não estava relacionado com o desenvolvimento ou agravamento da acne.

Se me quiserem oferecer algo, façam-me um bolo... obrigado!

Deixo aqui o link para receitas: http://www.moo.pt/receitas/tag/chocolate/

Receita de Bolo Natural de Chocolate

Categoria: Café da manhã/lanches/festas - Bolos simples (sem glacê)

Ingredientes:

  • 4 unidade(s) de gema de ovo
  • 4 unidade(s) de clara de ovo em neve
  • 2 xícara(s) (chá) de açúcar mascavo
  • 2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
  • 1 1/2 xícara(s) (chá) de cacau em pó
  • 1 xícara(s) (chá) de óleo de soja Sadia
  • quanto baste de iogurte desnatado
  • 1 xícara(s) (chá) de uva passa
  • quanto baste de canela-da-china em pó
  • quanto baste de cravo-da-índia em pó
  • 1 colher(es) (sopa) de fermento químico em pó

Preparação:

Bata o açúcar com as gemas. Acrescente alternadamente o óleo, a farinha, o cacau em pó, a canela, o cravo e o iogurte. Junte a mistura delicadamente as passas, as claras em neve e o fermento. Coloque a massa, numa fôrma untada com margarina e farinha de trigo. Asse em fogo baixo (150ºC a 180ºC) por 50 minutos. Depois de assado, espere esfriar e desenforme. Polvilhe canela em pó. Pode variar colocando nozes, amêndoas ou castanhas do Pará. A form ideal é a forma para Bolo Inglês. Se for pequena, divida a receita pela metade.

Rendimento:

6 porções


2 comentários:

Vigilante disse...

Adorei este teu post sobre o chocolate!

Também sou viciado em chocolate e sempre fui, tal como tu devorava tudo no momento.

Porreiro saber mais umas coisas sobre ele.

Abraço.

Anónimo disse...

hum....chocolate,cacau,preto,branco,doce,amargo,derretido,enlouquecedor....deliciosamente instigante....devorante...rsrs..adoroooooooooo

Enviar um comentário

 
Copyright 2009 Cevada