17 fevereiro 2009

KRS - ONE


Para falar de algo tão grandioso, é preciso conhecer a história deste oldschool rapper. Lawrence Krisna Parker (20 de agosto de 1965),conhecido pelo seu nome artístico KRS-One, é um rapper dos USA, desde sempre a representar o Brooklyn, South Bronx, New York. Além de sua carreira, ele também é conhecido pelos seus muitos pseudônimos, incluindo “Kris Parker”, “The Blastmaster”, “The Teacha” e “The Philosopher”. KRS-One é uma figura importante na comunidade do hip hop e é geralmente creditado pelos críticos e por outros artistas do género como o que melhor exprime o que é ser um MC. Foi durante a sua adolescência, (passada na rua, ele estava sem domicilio fixo, frequentava a biblioteca local para aprender filosofia e história), que ele adoptou o seu primeiro pseudônimo Kris Parker com a arte do graffiti, assinando as suas obras como "KRIS-One", que o tornou K.R.S.-O.N.E (Knowledge Reigns Supreme Over Nearly Everyone). Após uma reunião com Ced Gee, líder dos Ultramagnetic Mc's, que Kris decidiu ser rapper, e gravar com ele através da sua caixa de ritmos (beat box), uma peça intitulada "Advance". Ao mesmo tempo, num abrigo, ele conheceu o seu educador, Scott La Rock, este levou-o a conhecer a noite do centro de Nova York, com a antiga equipa de Scott, os Celebrity 3, eventualmente, para o integrar, entretanto Kris renomeia a equipa para Boogie Down Crew. Formou a Boogie Down Productions, o ex-Boogie Down Crew era com DJ Scott La Rock, o seu mentor, e lançou o seu primeiro álbum, Criminal Minded (1987) com a B-Boys Records, um álbum com influências do dancehall no fluxo, baseados em samples contendo James Brown e retratando textos sobre o tema do assassinato de Scott La Rock ( "9 milímetros Goes Bang").
Link sobre a morte de Scott La Rock:
http://en.wikipedia.org/wiki/Scott_La_Rock.



KRS One (1988)





"9 milímetros Goes Bang" BDP





"Dope beat" BDP





the bridge is over





1989 Ghetto Music - The Blueprint of Hiphop(BDP)-Jack of spades





You Must Learn-KRS One 1989 Ghetto Music - The Blueprint of Hiphop(BDP)




Era Boogie Down - Esses anos foram de crescente reputação para KRS-One, muitas vezes em competição com os Juice Crew de Queens-Bridge, evoluindo tambem com as battles (incluindo a batalha Battle For Rap Supremacy), e em particular sobre o Mc Shan, com um memorável e assassino "The Bridge is over" por KRS-One, vem para o bastião da Juice Crew, para provar ao MC Shan, e especialmente aos membros da crew, a plena extensão de seu domínio verbal, criando faíscas com uma polêmica no bairro que deu Origem ao Hip Hop (South Bronx para KRS e Queens-Bridge para a Juice Crew).




JUICE CREW VS BDP



The Teacher / O professor
Com Scott La Rock morto, Boogie Down transforma cada vez mais a sua mensagem politizada, conhecida como "conscious rap" (rap consciente, Rap equiparado com a política). KRS-One, em seguida, virou-se para se tornar um rapper com menos provocatórias mas sim mais pensativo, federando rappers com as compilações HEAL e Stop the Violence Moviment. Ele separa o seu pseudónimo batalha "The Blastmaster" (O pulverizador) em favor de "The Teacha" (O Professor), e encontra em KRS-One um acrónimo de « Knowledge Reigns Supreme - Over Nearly Everyone » (Conhecimento reina supremo sobre quase todo mundo).

Com a Jive Records, sai a Boogie Down Productions com os álbuns "By All Means Necessary" (1988), com referências a Malcolm X, na capa do disco Kris aparece com uma Uzi na mão olhando pela janela, "Ghetto Music: The Blueprint Of Hip Hop" (1989), em seguida, em 1990 "Edutainment", "Live Hardcore Worldwide" (1991) e, finalmente, em 1992, "Sex and Violence" último álbum datado BDP.



1988 by all means necessary(BDP)





Stop the violence movement - SELF DESTRUCTION *During a Boogie Down Productions and Public Enemy concert, a young fan was killed in a fight; galvanized into action, KRS-One founded the Stop the Violence Movement. Comprised of some of the biggest stars in contemporary East Coast hip-hop, the movement released a single ('Self Destruction') in 1989 with all proceeds going to the National Urban League.





LOVE GONNA GET CHA - 1990 "Edutainment"





Album ao vivo Live Hardcore Worldwide(BDP 1991)- Criminal minded (live)



Para o seu primeiro disco a solo, "Return Of The Boom Bap", KRS-One é cercado por talentosos produtores cujo o mais famoso é DJ Premier (a primeira metade dos Gangstarr) e outros como Showbiz e Kid Capri. KRS-One continuou a criticar com o som muito eficiente e ainda altamente crítico "Sound of Da Police", uma das canções sobre o aclamado álbum de estréia na cena New York. No segundo álbum KRS-One, trabalhou com os Channel Live, Busta Rhymes, Mad Lion e Fat Joe. Em 1997, sai o album "I Got Next", que também incluiu "Step Into A World", com colaborações de Redman e na bônus track um remix de "Step Into A World" por Puff Daddy.




1993 Return of the Boom Bap: Sound of the police





1993 Return of the Boom Bap:KRS ONE-OUTTA HERE





1995 KRS-One "Rappaz R.N. Dainja"




1997 - Este som foi patrocinio da NIKE.





1997 I Got Next - Step Into The World





1997 I Got Next - A friend





Videoclip de promoção do album: Hip Hop Lives (2007) with Marley Marl



Recente carreira
Em 2001, KRS lançou o album "Sneak Attack" depois de ter lançado no ano 2000 "A retrospective" (compilação das suas melhores canções solo e com BDP), também este novo album parece ser mais virulento do que "I Got Next", The Teacha, o professor como ele gosta de ser chamado por aqui, veio com produções independentes sem grandes clientes e fornecedores com a única finalidade de difundir o conhecimento.




HOT - 2001 The Sneak Attack



Finalmente, em 2002 sai "Spiritual Minded" de Krs-One (ou seja: a auto-irrisório título contendo o nome do primeiro álbum por Boogie Down) e "The Temple Of Hip Hop" (label com quem ele entrou a contrato, incluindo uma cláusula de consciência e uma cláusula para transmitir espírito cultural do Hip Hop bem cara para KRS-One). KRS-One, marcado pelos acontecimentos de 11 de Setembro de 2001, mostra a sua influência gospel e religiosa com títulos como "Lord Live Within My Hearth" ou "Come To The Temple".

Hoje KRS-One é conhecido por sua letras sociais e politicas que defendem auto-conhecimento e educação (como em "You Must Learn") dá inúmeras palestras em universidades (Harvard, Yale, Stanford), e também age muito na área social, criando a "Human Education Against Lies" com o fim de distribuição de livros e CDs para os pobres.

Consciente rapper, poeta, produtor, benfeitor, religioso (o pastor da Igreja Riverside - Harlem e fundador do "Temple Of Hip Hop"), foi também, após a sua partida da Jive (depois do "I got next"), Diretor artistico da Warner. Nos albuns seguintes, "The Mixtape" (2002), "Prophet vs. Profit" (2002), "Kristyle" (2003) et "Keep Right" (2004), continuou no mesmo estilo, tanto em termos de temas de textos como musicalmente. Sem concessões, eles se reuniram com sucesso limitado. KRS-ONE chegou a mesmo a declarar: "Eu preferiria vender uma centena de registros para as pessoas certas do que um milhão de registros para as pessoas erradas." Entretanto, encontramos KRS One em 2005, featuring Rockin'Squat do grupo francês Assassin na pista "Our philosophy", no álbum "Politikement incorrect" de Monsieur R.
Pesquisar sobre Monsieur R: http://en.wikipedia.org/wiki/Monsieur_R.

Em junho de 2006 ele lançou o álbum "Life", assinado com o rótulo Antagonist. Este álbum é uma espécie de regresso Às origens, com KRS enérgico como sempre, mas em produções mais apuradas com featurings dos membros do grupo "Footsoldiers". Mais uma vez, o professor nos lembra que: "Hip Hop não é um produto, Hip Hop és tu e eu." ("Hip Hop is not a product ; Hip Hop is you and me").

Em 2008, ele assinou um acordo com a Duck Down Records para um álbum comum com outro rapper, Buckshot. Lançou um novo álbum intitulado "Maximum Stregth" lançado a 26 de Maio, é um álbum que contém sons inéditos de KRS-One entre 1999-2007. Em setembro de 2008 ele colaborou novamente com o título dos Assassin Rockin'Squat "Key Of Life" lançado no álbum "Confessions d'un Enfant Vol.1 du Siècle".



KRS-One & DJ Premier - Criminal Minded '08




Discografia
  • * Criminal Minded(BDP 1987)
  • * By all means necessary(BDP 1988)
  • * Ghetto Music - The Blueprint of Hiphop(BDP 1989)
  • * Edutainment(BDP 1990)
  • * Live Hardcore Worldwide(BDP 1991)
  • * Sex and Violence(BDP 1992)
  • * Return of the Boom Bap (1993)
  • * KRS-One (1995) * I Got Next (1997)
  • * Criminal Justice(1999)
  • * A Retrospective (2000)
  • * The Sneak Attack (2001)
  • * Prophets Vs. Profits (2002)
  • * Spiritual Minded (2002)
  • * The Mix Tape (2002)
  • * Kristyles (2003)
  • * D.I.G.I.T.A.L. (2003)
  • * Keep Right (2004)
  • * Life (2006)
  • * Hip Hop Lives (2007) with Marley Marl
  • * Adventures In Emceeing (2008)
  • * Maximum Strength 2008 (2008)
  • * Conflosation (2008) with Buckshot





KRS-One Rhymes About Obama





Krs fala de OBAMA 1





Krs fala de OBAMA 2





Krs fala de OBAMA 3

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Copyright 2009 Cevada